OBJETIVOS: Questionar a facilidade com que rotulamos as pessoas,
tentando julgá-las menos por seu conteúdo intrínseco e
pessoal do que pela eventual “ embalagem “ simbolizada por seus
trajes, hábitos, família, situação intelectual ou
social, etc.
MATERIAL: Crachás que sejam como rótulos para
os participantes, com os dizeres:
a) Sou engraçado: ria
b) Sou tímido: ajude-me
c) Sou mentiroso: desconfie
d) Sou surdo: grite
e) Sou criativo: ouça-me
f) Sou pouco inteligente: ignore-me
g) Sou muito poderoso: bajule-me
PROCESSO: Os participantes são divididos em grupos de
cinco ou seis elementos.
Cada participante receberá seu rótulo já colado na testa
(de modo que ele não leia antes e nem durante a dinâmica).
Motivar todos a discutir soluções possíveis para algum
problema determinado, contando que, durante a discussão levem em consideração
o rótulo que cada um está usando.
Discutir o tema proposto, considerando o outro a partir do rótulo.
Concluir a experiência avaliando e partilhando os sentimentos vividos
e o que isso tem a ver com nossa vida, como rotulamos as pessoas e como melhorar
nossa comunicação.