Postado por Em 00:00 Com Comentarios

Os trava línguas, também chamados de destrava línguas, pertencem a uma literatura oral e formam parte do folclore dos povos. Os trava línguas são compostos de frases em que aparecem sílabas reiterativas, que são difíceis de pronunciar. Em questão de forma, elas tem um parentesco direto com as rimas infantis e por serem divertidas atraem as crianças, desde a primeira idade.

A pronuncia e a elaboração dos trava línguas produzem nas crianças um gosto pelo português e favorece a sua aprendizagem, por isso são muito valiosos para os primeiros passos da alfabetização.

Os trava línguas que ajudam as crianças a obter uma correta pronúncia das palavras, quando elas apresentam dificuldades na aquisição dessa habilidade. O objetivo dos trava línguas está em poder dizer-los com clareza e rapidez, aumentando a velocidade sem deixar de pronunciar nenhuma das palavras, nem cometer erros.

Apesar de ser uma atividade de entretenimento, estimulam a memória auditiva e são úteis para adquirir rapidez na fala, com precisão e sem erros. Os trava línguas servem de entretenimento para ver quem pronuncia melhor e mais rapidamente.


Dica de Dinâmica de Grupo:

O objetivo é que os alunos escolham o rei e a rainha dos trava línguas. Peça para que eles escrevam um trava línguas em uma folha de papel e depois troquem entre eles,a pós isso todos devem pronunciar os trava línguas, um a um, até que haja um vencedor!

Confira algumas dicas de trava línguas.

Cadastre seu e-mail para receber atualizações grátis do blog .
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »