tag:blogger.com,1999:blog-50412969244601203032023-12-23T15:42:56.196-03:00Dinâmica Educativa :: Dinâmicas de GrupoUnknownnoreply@blogger.comBlogger99125tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-66464268667282043492008-04-15T19:06:00.001-03:002008-04-15T19:06:35.509-03:00VALORES<p style="text-align: justify;">OBJETIVOS: Reconhecer seus próprios valores e os valores dos outros.<br />Partilha.<o:p></o:p></p> <p style="text-align: justify;">MATERIAL: Cartões onde devem estar escritos valores, os mais diversos<br />possíveis.<o:p></o:p></p> <p class="MsoNormal">PROCEDIMENTOS: Cada participante recebe um cartão com um determinado<br />valor (de preferência, um valor que ele possa ter); por exemplo: otimismo,<br />alegria, esperança, solidariedade, justiça, gratuidade, partilha,<br />sinceridade, honestidade, etc..<br /><br />Alguns instantes de reflexão pessoal.<br /><br />Cada participante vai dizer então se possui ou não este valor<br />apresentado pelo cartão, justificando-se.<br /><br />Ao final da dinâmica, é bom que cada um compartilhe como se sentiu<br />no correr da dinâmica, com como os valores que descobriu em si e nos outros<br />companheiros.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-25787672359479769412008-04-15T19:05:00.004-03:002008-04-15T19:06:02.329-03:00CONHECIMENTO PESSOAL: A COR DO SENTIMENTO<p style="text-align: justify;">OBJETIVOS: Identificar os próprios sentimentos e expressá-los,<br />partilhando-os com o grupo.<o:p></o:p></p> <p style="text-align: justify;">MATERIAL: Guardanapos ou tiras de papel crepom de cores variadas.<o:p></o:p></p> <p style="text-align: justify;">PROCEDIMENTOS: Durante os primeiros cinco minutos o animador solicita às<br />pessoas participantes que se concentrem, fechando os olhos, procurando uma interiorização<br />e uma conscientização acerca dos próprios sentimentos no<br />momento.<br /><br />Decorridos os cinco minutos, e abrindo os olhos, o animador pede que cada pessoa,<br />em silêncio, escolha um guardanapo, relacionado a cor dele com os sentimentos<br />do momento.<br /><br />Prosseguindo, formam-se subgrupos obedecendo às cores do guardanapo,<br />resultando daí grupos numericamente variados.<br /><br />Cada membro desses grupos irá explicar para o seu grupo o relacionamento<br />encontrado entre a escolha da cor do guardanapo e os seus sentimentos do momento,<br />levando para este exercício de <st1:metricconverter productid="15 a" st="on">15 a</st1:metricconverter> 20 minutos.<br /><br />Terminada esta etapa do exercício, todos se despedem uns dos outros,<br />e o animador solicita que todos procurem expressar seus sentimentos do momento,<br />através de uma forma dada ao guardanapo. O importante não é<br />tanto se a forma dada ao guardanapo seja muito exata, mas o que esta forma representa.<br /><br />A seguir formam-se novos subgrupos, ajuntando os membros pela semelhança<br />das formas dadas ao guardanapo, e durante alguns minutos cada irá expor<br />ao grupo o significado do formato dado.<br /><br />Desfeitos os subgrupos, seguem-se, em plenário, os comentários<br />acerca da vivência deste exercício. <o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-28106697327373340182008-04-15T19:05:00.003-03:002008-04-15T19:05:43.780-03:00AS FOTOGRAFIAS<p style="text-align: justify;">OBJETIVOS: Ampliar o conhecimento de si e interpessoal. Promover a participação<br />de todos com maior espontaneidade.<o:p></o:p></p><div style="text-align: justify;"> </div><p style="text-align: justify;">MATERIAL: Fotografias que sejam realistas, não sejam personagens conhecidos,<br />sejam grandes, todas em preto e branco ou todas coloridas.<o:p></o:p></p><div style="text-align: justify;"> <span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";">PROCEDIMENTOS: Espalhar as fotografias no chão e convidar as pessoas</span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> a circular em volta das figuras fazendo com que cada uma se fixe numa delas,</span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> a qual tenha com que se identifique.</span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> </span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> Definida a fotografia, cada pessoa pega sua foto e volta ao seu lugar de origem.</span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> </span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> Depois cada participante falará sobre sua escolha espontaneamente, sobre</span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> como a fotografia se identifica com ele.</span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> </span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> Finalmente, avaliar como cada um se sentiu e o que descobriu de novo com a dinâmica</span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> conversando um pouco mais sobre o que foi vivenciado:</span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> </span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> Houve alguma revelação que surpreendeu alguém (ou que foi</span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> dito pela pessoa que se apresentou)?</span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> </span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> O que você sentiu no momento de escolher sua gravura?</span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> </span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> Gostaria de ter escolhido alguma que outra pessoa pegou?</span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> <!--[if !supportLineBreakNewLine]--></span><br /><span style="font-size: 12pt; font-family: "Times New Roman";"> <!--[endif]--></span></div>Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-32654064777753800272008-04-15T19:05:00.001-03:002008-04-15T19:05:19.963-03:00RÓTULOS<p>OBJETIVOS: Questionar a facilidade com que rotulamos as pessoas,<br />tentando julgá-las menos por seu conteúdo intrínseco e<br />pessoal do que pela eventual “ embalagem “ simbolizada por seus<br />trajes, hábitos, família, situação intelectual ou<br />social, etc.<o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Crachás que sejam como rótulos para<br />os participantes, com os dizeres:<br /><br />a) Sou engraçado: ria<br /><br />b) Sou tímido: ajude-me<br /><br />c) Sou mentiroso: desconfie<br /><br />d) Sou surdo: grite<br /><br />e) Sou criativo: ouça-me<br /><br />f) Sou pouco inteligente: ignore-me<br /><br />g) Sou muito poderoso: bajule-me<o:p></o:p></p> <p>PROCESSO: Os participantes são divididos em grupos de<br />cinco ou seis elementos.<br /><br />Cada participante receberá seu rótulo já colado na testa<br />(de modo que ele não leia antes e nem durante a dinâmica).<br /><br />Motivar todos a discutir soluções possíveis para algum<br />problema determinado, contando que, durante a discussão levem em consideração<br />o rótulo que cada um está usando.<br /><br />Discutir o tema proposto, considerando o outro a partir do rótulo.<br /><br />Concluir a experiência avaliando e partilhando os sentimentos vividos<br />e o que isso tem a ver com nossa vida, como rotulamos as pessoas e como melhorar<br />nossa comunicação.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-56566648089528010022008-04-15T19:04:00.003-03:002008-04-15T19:04:48.450-03:00TROCANDO OS CRACHÁS<p>OBJETIVOS: Conhecer os integrantes do grupo, “quebrar<br />o gelo”, chamar à participação e ao movimento.<o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Crachás para todos, contendo os nomes de cada<br />um.<o:p></o:p></p> <p>PROCESSO: No inicio do encontro, distribuem-se os crachás<br />normalmente, de forma que cada um receba o seu próprio nome.<br /><br />Após algum tempo, recolher novamente os crachás e colocá-los<br />no chão, com os nomes voltados para baixo. Cada um pega um para si; caso<br />peque o próprio nome, deve trocar.<br /><br />Colocar o crachá com outro nome e usá-lo enquanto passeia pela<br />sala.<br /><br />Enfim procurar o verdadeiro dono do nome (crachá) e entregar a ele seu<br />crachá. Aproveitar para uma pequena conversa informal; procurar se conhecer<br />algo que ainda não conhece do colega.<br /><br />Partilhar a experiência no grande grupo.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-61373212463971612652008-04-15T19:04:00.001-03:002008-04-15T19:04:28.485-03:00O DESEJO MÁGICO<p>OBJETIVOS: Identificar as preocupações e os interesses<br />mais importantes do grupo, como base para uma maior compreensão e programação.<o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Papel e caneta. Quadro-negro e cartolinas.<o:p></o:p></p> <p>PROCEDIMENTOS: O coordenador formulará a seguinte pergunta<br />: “Escreva três coisas que são mais importantes em relação<br />a este grupo”. Em outras palavras: “Quais as três últimas<br />coisas que você deixaria em relação a este grupo?”<br /><br />Durante cinco a oito minutos todos responderão, por escrito, a esta pergunta.<br />A seguir o coordenador perguntará: “Se tivessem um desejo mágico<br />e pudessem mudar três coisas em relação a este grupo, o<br />que mudariam?”<br /><br />As respostas devem ser colocadas no verso da folha, usando para isso mais cinco<br />a oito minutos. Nas discussão que seguir, todos poderão pronunciar-se,<br />em primeiro lugar, sobre os aspectos que não podem mudar, que já<br />são positivos e é importante conservar em relação<br />ao grupo. E, logo após, sobre o desejo mágico.<br /><br />Discute-se, a seguir, sobre as coisas que precisam e poder ser mudadas imediatamente<br />no grupo.<br /><br />No final avaliam-se os sentimentos e encaminhamentos feitos para melhorar a<br />vida do grupo.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-26633532379691972432008-04-15T19:03:00.004-03:002008-04-15T19:04:10.607-03:00AUTO – RETRATO<p>OBJETIVOS: Confrontar-se com a auto – imagem. Proporcionar<br />maior conhecimento e aceitação de si mesmo/a.<o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Papel e caneta ou pincel para todos.<o:p></o:p></p> <p>PROCEDIMENTOS: Pedir para cada pessoa desenhar a si mesma.<br />Recusar desculpas de que não se sabe desenhar direito ou qualquer outra<br />que seja. O importante é que cada um desenhe como sabe, mesmo que pareça<br />engraçado. Inicialmente reagirão com risadas, mas aos poucos cada<br />um deverá expressar no papel como se vê.<br /><br />Quando todos tiverem concluído seu desenho, partilhar em grupos a experiência<br />e o desenho.<br /><br />No final avaliar como se sentiram fazendo a experiência. Como é<br />a aceitação do próprio corpo ? De que tem vergonha e por<br />quê ? Como se sente agora, após mostrar o desenho para os outros<br />e partilhado os sentimentos ?<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-17713103047726646442008-04-15T19:03:00.003-03:002008-04-15T19:03:44.975-03:00MINHA OUTRA METADE ESTÁ EM VOCÊ<p>OBJETIVOS: Promover a aproximação das pessoas do grupo, incentivar<br />o diálogo e novas amizades.<o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10 x <st1:metricconverter productid="15 cm" st="on">15 cm</st1:metricconverter>,<br />em número suficiente, de modo a não faltar prá ninguém.<br /><br />Escrever em cada cartela, uma frase significativa (pode ser parte de uma música,<br />versículo bíblico, um pensamento, uma palavra apenas, etc.)<br /><br />Exemplos:<br /><br />“Eu sem você, só sou desamor.”<br /><br />“Você é especial para mim.”<br /><br />“Nada se compara à nossa amizade.”<br /><br />“Amigo é coisa prá se guardar...”<br /><br />Cortar as cartelas ao meio, de modo que a frase fique dividida.<o:p></o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p>PROCESSO: Inicia-se com a distribuição das duas metades das cartelas,<br />tendo o cuidado para que todos recebam.<br /><br />Estabelecer um tempo para as pessoas procurarem suas metades.<br /><br />À proporção que cada dupla se encontrar, procurará<br />um lugar para conversar: o ponto de partida é a frase escrita na cartela.<br /><br />Após dez minutos, mais ou menos, o facilitador solicita que algumas duplas<br />falem sobre a experiência ( o que sentiram como foi o encontro, etc.).<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-31379821819256663182008-04-15T19:03:00.001-03:002008-04-15T19:03:25.051-03:00CARTAZ<p>OBJETIVOS: Favorecer a desibinição, aprofundar o conhecimento<br />entre os membros do grupo e estimular a criatividade.<o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Papel e lápis (podem ser lápis coloridos).<br /><br /><br />PROCESSO: Distribuir papel e lápis para cada participante do grupo, que<br />estará posicionado em círculo.<br /><br />Orientar que cada pessoa deverá fazer um desenho – qualquer desenho<br />– que represente algo de si. Não importa que não se saiba<br />desenhar; deve ser bastante espontâneo.<br /><br />Marcar um tempo de dez minutos para cada um confeccionar o seu cartaz<br /><br />Uma vez concluídos os cartazes, casa pessoa deve sair do seu lugar, mostrar<br />o cartaz, de forma visível, aos demais membros do grupo e proceder a<br />sua apresentação, nome e explicação do desenho.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-50396687146776085172008-04-15T19:02:00.002-03:002008-04-15T19:03:03.104-03:00O SALTO<p>OBJETIVOS: Reforçar a memorização dos nomes dos membros<br />do grupo. Energizar e alongar, fisicamente, descontrair e desinibir .<o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Não é necessário.<o:p></o:p></p> <p>PROCESSO: Forma-se um grande círculo, todos em pé.<br /><br />Cada participante deve dar um impulso, correndo até o centro do círculo,<br />saltar, dando um soco no ar e gritar o seu nome.<br /><br />Pode-se fazer repetidas vezes, em tons e formas diferentes, cada participante.<br /><br />No final, após todos terem se apresentado, saltam, juntos, gritando (cada<br />um), o seu nome, ao mesmo tempo.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-65616871465780102092008-04-15T19:02:00.001-03:002008-04-15T19:02:40.147-03:00DINÂMICA DO NÓ<p>OBJETIVOS: Ajudar o grupo a compreender o processo vivido na solução<br />de um determinado problema. Criar novas expectativas com relação<br />a algum problema de difícil solução.<br /><br /><br />MATERIAL: Toca-fitas e música a vontade.<br /><br /><br />PROCESSO: Os participantes formam um círculo e se dão as mãos.<br />È importante lembrar que, sempre que for pedido para dar novamente as<br />mãos, deverão repetir exatamente com estão: a mão<br />esquerda para quem segura a mão esquerda e a direita para quem segura<br />a direita.<br /><br />Após esta observação, o grupo deverá, ao som de<br />uma música, caminhar um pouco, livremente.<br /><br />A um sinal do animador, o grupo forma um único bloco no centro do círculo<br />e, sem sair do lugar, cada participante deverá dar novamente a mão<br />direita para quem segurava a mão direita e a mão esquerda para<br />quem segurava a mão esquerda (como no início). Com certeza, ficará<br />um pouco difícil à distância entre aqueles que estavam próximos<br />no início, mas o animador tenta motivar para que ninguém mude<br />de lugar ou troque o companheiro com o qual estava de mãos dadas.<br /><br />Assim que todos já estiverem ligados aos mesmos companheiros, o animador<br />pede que voltem à posição natural, porém sem soltarem<br />as mãos em silêncio. ( O grupo deverá desamarrar o nó<br />feito e voltar ao círculo inicial, movimentando-se silenciosamente).<br /><br />Após algum tempo, se não conseguirem voltar à posição<br />inicial, o animador “libera a comunicação” entre as<br />pessoas e deixa mais alguns minutos. Caso ainda seja muito difícil, o<br />animador poderá subir numa cadeira e “assessorar o desamarramento”<br />dando sugestões e mostrando os possíveis caminhos.<br /><br />Enfim, partilha-se a experiência vivenciada. Destacar as dificuldades,<br />os sentimentos experimentados no início, no momento do nó e ao<br />final, após desatá-lo.<br /><br />Nota: Sempre é possível desatar o nó completamente. Porém,<br />se o grupo for muito numeroso, pode se mais difícil. Portanto, sugerimos:<br />se o grupo ultrapassar trinta participantes, poderão ser feitos dois<br />círculos.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-90423204249535497142008-04-15T19:01:00.003-03:002008-04-15T19:01:54.304-03:00ABRIGO SUBTERRÂNEO<p>OBJETIVOS: Questionar sobre conceitos e valores morais, trabalhar a questão<br />do preconceito no grupo e exercitar uma atividade de consenso.<o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Caneta ou lápis e uma cópia do “abrigo subterrâneo”<br />para cada participante.<o:p></o:p></p> <p>PROCESSO: Dividir o grupo em subgrupos de cinco pessoas.<br /><br />Distribuir uma cópia do “abrigo subterrâneo” para cada<br />participante.<br /><br />Orientar que cada pessoa deverá proceder a sua decisão individual,<br />escolhendo até seis pessoas (da lista do abrigo) de sua preferência.<br /><br />Em seguida, , cada subgrupo deverá tentar estabelecer o seu consenso,<br />escolhendo, também, as suas seis pessoas.<br /><br />Ao final, o facilitador sugere retornar ao grupão, para que cada subgrupo<br />possa relatar os seus resultados.<br /><br />Proceder os seguintes questionamentos:<br /><br />Quais as pessoas escolhidas de cada subgrupo?<br /><br />Qual o critério de escolha/eliminação?<br /><br />Qual(is) o(s) sentimentos que vocês vivenciaram durante o exercício?<o:p></o:p></p> <p class="MsoNormal"><o:p> </o:p></p> <p>Solução: Uma escolha livre de preconceitos seria promover um<br />sorteio.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-33535494225295239742008-04-15T19:01:00.001-03:002008-04-15T19:01:35.682-03:00O PRESENTE DA ALEGRIA<p>OBJETIVOS: Exercitar a verbalização das qualidades do outro,<br />num clima de confiança pessoal e mostrar que um presente não tem<br />que ser, necessariamente, algo material.<o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Papel e lápis. <o:p></o:p></p> <p>PROCESSO: estando o grupo sentado em círculo, inicia-se uma exposição<br />sobre a importância de dar e receber presentes: Queremos, com esta dinâmica,<br />mostrar que um presente pode ser uma palavra , um gesto, um carinho, um incentivo,<br />um beijo, enfim. Coisas do nosso comportamento para com os outros e que têm<br />um valor incalculável.<br /><br />De modo que vamos dizer para a pessoa que está aqui conosco quais as<br />qualidades. Quais os aspectos do seu comportamento, da sua maneira de ser que<br />nós admiramos.<br /><br />Portanto, agora, cada pessoa escreverá na sua papeleta, de uma a três<br />qualidades – algo que você percebe do seu nível de relacionamento<br />ou que percebeu aqui no grupo – para a pessoa da sua direita.<br /><br />Orientar, também, que a papeleta não deverá ter destinatário<br />nem remetente, ou seja, nem escrever o seu nome, nem o nome da pessoa para a<br />qual você está escrevendo.<br /><br />É importante escrever uma mensagem que se enquadre bem na pessoa, ao<br />invés de um comentário generalizado.<br /><br />O facilitador deverá recolher as papeletas, dobradas.<br /><br />Redistribuir as papeletas, de modo que nenhuma pessoa pegue a sua própria<br />(todos deverão ficar, nessa etapa, com as papeletas trocadas).<br /><br />Desse momento em diante, cada pessoa deverá ler o que está escrito<br />na papeleta da sua mão, oferecendo como presente, a qualquer pessoa do<br />grupo.<br /><br />Deve sair do lugar e dar um abraço nessa pessoa.<br /><br />Todas as pessoas do grupo oferecerão os seus “presentes”<br />às demais.<br /><br />Uma pessoa poderá ter vários “presentes”.<br /><br />Alguém poderá não receber nada.<br /><br />Ao final, quando todos tiverem verbalizados o que escreveram, poderão<br />ser feitos alguns comentários adicionais, sobre quais os sentimentos<br />de cada um, em relação ao que aconteceu.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-71371156906873587822008-04-15T19:00:00.002-03:002008-04-15T19:01:00.672-03:00POSSO ENTRAR?<p>OBJETIVOS: Promover o entrosamento dos membros do grupo que estiverem mais<br />“deslocados” e levar os participantes a refletirem sobre as razões<br />que levam um grupo a ser “fechado”, de difícil acesso.<o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Não é necessário.<o:p></o:p></p> <p>PROCESSO: Uma vez percebido quem está deslocado no grupo, o facilitador<br />orienta a formação de um círculo ( ou mais de um, se for<br />o caso), onde os participantes ficam com os braços entrelaçados<br />fortemente.<br /><br />As pessoas que irão formar o círculo deverão ser convidadas<br />uma a uma, justamente para deixar de fora aquelas que irão tentar entrar<br />no círculo.<br /><br />Após a formação do círculo, cada pessoa que estiver<br />fora vai tentar entrar.<br /><br />A função dos que estiverem formando o círculo é<br />não permitir, sob hipótese nenhuma, a entrada do “intruso”<br />no círculo.<br /><br />Tendo conseguido ou não, o facilitador deve substituir a pessoa que tentou<br />entrar no círculo (se for mais de uma que ficou sentada), até<br />que todas tenham participado.<br /><br />Ao final, todos sentam no chão e é aberto espaço para o<br />questionamento:<br /><br />Quais os sentimentos experimentados durante o exercício?<br /><br />Qual a sensação de não ser escolhido para participar do<br />círculo?<br /><br />O que você sentiu ao não conseguir entrar no grupo?<br /><br />O que você sentiu ao conseguir?<br /><br />Durante o questionamento, o facilitador deve (se não tiver acontecido)<br />promover o entrosamento, de forma calorosa, dessa(s) pessoa(s) ao grupo.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-74644913305778742042008-04-15T19:00:00.001-03:002008-04-15T19:00:39.210-03:00O MELHOR DE MIM<p>OBJETIVOS: Proporcionar aos participantes uma auto-avaliação.<br /><br />Projetar a auto-imagem, utilizando criatividade e recursos lúdicos.<br /><br />Oferecer aos demais companheiros um pouco de si.<br /><br />Estabelecer empatia.<o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Cartolinas de cores variadas e suaves, revistas usadas, cola, tesouras,<br />fita crepe, pincéis coloridos.<o:p></o:p></p> <p>PROCESSO: Etapa um ( início do evento)<br /><br />Colocar o material à disposição dos participantes e dizer-lhes<br />que devem construir um cartaz, utilizando esses recursos e que retrate ou represente<br />o melhor de cada um.<br /><br />Usar a criatividade e elaborar, com frases, figuras, aquilo – em forma<br />de cartaz - que diga ou sintetize o melhor de vocês.<br /><br />Ao ser concluído, o facilitador orienta que cada participante deve fixar<br />o seu cartaz na parede.<br /><br />Os cartazes deverão ficar fixados até o final do evento.<br /><br />Etapa dois (final do evento)<br /><br />O dono de cada cartaz deverá retirá-lo da parede e dizer para<br />o grupo o que significa.<br /><br />Em seguida, deve oferecer o seu “melhor de mim” a um dos participantes<br />do grupo, ressaltando o quanto aquela pessoa é especial, por isso merece<br />o seu cartaz.<br /><br />Escolher uma boa música de fundo para o momento de entrega de cartazes.<br /><br />Se for possível, comentar sobre o sentimento de ter sido escolhido e/ou<br />de estar preparando algo para alguém.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-41060566836419817402008-04-15T18:59:00.006-03:002008-04-15T19:00:19.522-03:00COSTA COM COSTA<p>OBJETIVOS: Desencadear no grupo o processo de descontração.<br /><br />Facilitar o entrosamento e alongar o corpo, despertando-o e criando maior disposição<br />para os trabalhos grupais.<o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Não é necessário.<o:p></o:p></p> <p>PROCESSO: Formar duplas que devem ficar posicionadas costa com costa, bem juntinha.<br /><br />Pegar as mãos um do uotro, por cima, de modo a ficarem bem esticados<br />os braços.<br /><br />Segurando as mãos, dobrar bem devagar para a frente, ficando com o corpo<br />do parceiro sobre as costas.<br /><br />“ Ter cuidado com os limites e a idade do outro.”<br /><br />Dobrar para a direita e para a esquerda, também.<br /><br />Efetuar cada movimento mais de uma vez( pelo menos três).<br /><br />Soltar as mãos, sem descolar os corpos.<br /><br />Começar a virar, lentamente, sem descolar, de forma que os dois de cada<br />dupla fiquem frente a frente, bem juntinhos.<br /><br />Juntar as mãos, palma com palma.<br /><br />Ir abrindo os braços, com as mãos coladas, bem devagar, forçando<br />para frente (forças opostas), ficando em forma de cruz (braços<br />abertos).<br /><br />Deslizar as mãos e fechar os braços em torno do corpo do companheiro,<br />abraçando-o.<br /><br />Todo esse ritual... só para um abraço. Que bom! “aproveite<br />e abrace tantas pessoas quantas você queira e possa.”<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-6749394440875130392008-04-15T18:59:00.003-03:002008-04-15T18:59:43.671-03:00RELÂMPAGO<p>OBJETIVOS: Desfazer as “panelinhas” , formar novas parcerias e<br />amizades e descontrair e “acordar” o grupo.<o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Não é necessário.<o:p></o:p></p> <p>PROCESSO: O facilitador solicita que peguem suas ‘bagagens” ( bolsas,<br />material, pastas, etc.).<br /><br />“Observe e grave quem é a pessoa que está à sua direita<br />e à sua esquerda.<br /><br />Vou contar, até cinco e todos deverão trocar de lugar, de modo<br />que ninguém fique perto de quem estava antes.<br /><br />Quem se sentar por último paga uma prenda.”<br /><br />Quando estiverem novamente acomodados:<br /><br />“ Cumprimente e dê boas vindas ao seu novo vizinho.”<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-23152176141708501192008-04-15T18:59:00.001-03:002008-04-15T18:59:21.204-03:00ESPELHO<p>OBJETIVOS: Exercitar a percepção do outro, através do<br />olhar, estabelecer empatia e quebrar a resistência de proximidade.<o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Aparelho de som e cd ou fita de música instrumental.<o:p></o:p></p> <p>PROCESSO: Formar duplas, cujos membros devem se colocar frente a frente, e<br />cada um unirá a palma da sua mão à palma da mão<br />do outro.<br /><br />Colocar uma música suave, instrumental.<br /><br />Orientar os participantes, dizendo-lhes que eles estão diante de um espelho<br />e que irão passar suas mãos ao longo de todo espelho.<br /><br />Fazer movimentos circulares bem alongados e abrangentes.<br /><br />Ficar olhando nos olhos do outro.<br /><br />Após alguns segundo, o facilitador sugere que cada dupla se despeça<br />com um abraço.<br /><br />Procure outra pessoa e formar nova dupla, repetindo o exercício.<o:p></o:p></p> <p><o:p> </o:p></p> <p>Variação de procedimentos:<br /><br />Depois do período de várias trocas, o facilitador pode sugerir<br />juntar duas duplas e estas farão o exercício a quatro; depois,<br />um grupo de quatro se junta a outro grupo de quatro; os oito se juntarão<br />a outro grupo de oito; até que , ao final, forme-se um círculo<br />único, criando uma sincronia nos movimentos. Na finalização,<br />o facilitador sugere que todos aplaudam, utilizando a mão do outro.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-75606286931659695722008-04-15T18:58:00.003-03:002008-04-15T18:58:58.750-03:00BALÕES NO AR<p>OBJETIVOS: Excelente momento para integração do grupo, processo<br />de reencontro , congraçamento, celebração. É ideal<br />para grandes auditórios.<o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Balões coloridos.<br /><br /><br />PROCESSO: Distribuir um balão para cada pessoa (se possível prender<br />cada balão com um pedaço de durex sobre cada cadeira).<br /><br />Orientar para que todos encham os seus balões.<br /><br />O exercício consiste:<o:p></o:p></p> <p>Opção 1: Jogar os balões para cima, não os deixando<br />cair, apenas utilizando a cabeça.<br /><br />Efetuar a troca de balões com outras pessoas, tantas quantas forem possível.<o:p></o:p></p> <p>Opção 2: Jogar os balões para cima, não os deixando<br />cair, utilizando uma das mãos.<br /><br />Efetuar a troca de balões com outras pessoas, tantas quantas forem possível.<o:p></o:p></p> <p>Ao final, realizar um momento de celebração, estourando os balões<br />ao mesmo tempo.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-71965567995170185032008-04-15T18:58:00.001-03:002008-04-15T18:58:29.473-03:00ESTOURANDO BALÕES<p>OBJETIVOS: Este é um exercício de competição, onde<br />vencer[á aquele que conseguir manter-se, até o final, com os balões<br />cheios, presos à cintura (ou pelo menos um). <o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Balões coloridos, barbante.<o:p></o:p></p> <p>PROCESSO: Distribuir dois balões (bexigas) para cada participante.<br /><br />Distribuir, também, um pedaço de barbante suficientemente grande<br />para amarrá-lo à cintura, junto com os balões.<br /><br />Encher os dois balões e prendê-los ao barbante, um de cada lado<br />da cintura.<br /><br />Cada pessoa deve tentar estourar os balões da outra, protegendo ao mesmo<br />tempo, os seus balões.<br /><br />Deve-se utilizar, apenas, as mãos – evitar, portanto, objetos que<br />possam provocar acidentes (palitos, unhas, alfinetes, etc.).<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-24207860945356378362008-04-15T18:57:00.004-03:002008-04-15T18:58:01.991-03:00TERRA, CÉU E MAR<p>OBJETIVOS: Aquecer e exercitar o senso de direção, percepção<br />de espaço e, naturalmente, descontrair. <o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Não é necessário.<o:p></o:p></p> <p>PROCESSO: O facilitador convida o grupo a formar uma fila única, uma<br />atrás da outra, alinhadas da menor para a maior.<br /><br />A fila deverá formar-se a partir de uma distância de, mais ou menos,<br />um metro de onde está o facilitador.<br /><br />Começa a orientação: “a fila onde vocês estão<br />é denominada TERRA, à sua direita é o CÉU e à<br />sua esquerda é o MAR”.<br /><br />Quando eu disser: TERRA! Todos irão para a terra... CÉU! Todos<br />irão para o céu... MAR! Todos irão para o mar. Aqueles<br />que “titubearem” ou deixarem de ir, vão sendo excluídos”.<br /><br />Aos vencedores (ou aos três finalistas) oferecer um prêmio.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-68786149507070520842008-04-15T18:57:00.003-03:002008-04-15T18:57:44.319-03:00PAPEL AMASSADO<p>OBJETIVOS: Levar os participantes a refletir sobre o seu aprendizado e avaliar<br />a experiência vivenciada – o quanto foi válida e o quanto<br />agregou de novo ao nível dos seus conhecimentos anteriores.<o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Uma folha de papel em branco, som com CD ou tape-deck e a gravação<br />da música “Como uma onda” ( Lulu Santos ou Leila Pinheiro).<br /><br /><br />PROCESSO: Informar que todos se preparem, pois “iremos realizar a prova<br />final, de mensuração do nível de aprendizado do grupo”.<br /><br />Distribuir uma folha de papel em branco para cada participante.<br /><br />Pedir-lhes que deixem todo o material sobre as cadeiras, inclusive as canetas<br />ou lápis, e “venham para formarmos um grande círculo”.<br /><br />Orientar para que amassem, o máximo que puderem, a folha de papel.<br /><br />Iniciar a música e , em seguida, solicitar que “voltem as suas<br />folhas ao que eram antes, ou seja, desamassem-nas”.<br /><br />Deixar a música tocar um bom pedaço.<br /><br />Diz o facilitador: “ Ninguém, jamais, consegue tomar um banho num<br />mesmo rio duas vezes... isso significa que, por mais simples, elementar ou superficial<br />que uma experiência possa nos parecer, sempre é possível<br />aprender-se algo novo com ela. Espero que vocês tenham aprendido algo<br />diferente aqui e que a folha de papel das suas vidas nunca mais sejam as mesmas<br />de quando vocês entraram aqui, no início desse evento. Que saiam<br />modificados por algum aprendizado.”<br /><br />Criar oportunidade para abraços e despedidas.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-71362934491156915572008-04-15T18:57:00.001-03:002008-04-15T18:57:19.596-03:00LARANJA NO PÉ<p>OBJETIVOS: Agradável, aguça o nível de atenção<br />nas pessoas e estimula o espírito de solidariedade.<br /><br />MATERIAL: 2 laranjas.<br /><br />PROCESSO: Assentar os participantes, em duas filas de cadeiras.<br /><br />Uma laranja é colocada sobre os pés (que estão unidos)<br />da primeira pessoa de cada fila, que procurará passar a laranja sem a<br />deixar cair, para os pés da segunda pessoa e assim por diante.<br /><br />Se a laranja cair, a brincadeira prosseguirá, do ponto em que caiu, utilizando<br />o tempo que for preciso.<br /><br />Será vencedor o grupo que terminar primeiro.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-83630901343516574322008-04-15T18:56:00.002-03:002008-04-15T18:57:00.598-03:00CAIXINHA DE SURPRESAS<p>OBJETIVOS: Despertar e exercitar a criatividade do grupo. <o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Caixinha com tiras de papel onde se deve escrever previamente algumas<br />tarefas engraçadas, som com cd ou gravador.<br /><br />PROCESSO: Formar um círculo. A caixinha deverá circular de mão<br />em mão, até que o som da música pára simultaneamente.<br /><br />Aquele que estiver com a caixinha no momento em que a música parar, deverá<br />tirar de dentro da caixinha uma papeleta coma tarefa e executá-la.<br /><br />Continuar a brincadeira até enquanto estiver interessante.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-5041296924460120303.post-27336464581842773832008-04-15T18:56:00.001-03:002008-04-15T18:56:34.028-03:00O PRESENTE/ EU GOSTO DO FULANO PORQUE...<p>OBJETIVOS: Excelente para ser aplicada após intervalos longos (depois<br />do almoço ou após uma seqüência de atividades que venham<br />a provocar cansaço mental). <o:p></o:p></p> <p>MATERIAL: Não é necessário.<br /><br /><br />PROCESSO: Formar um círculo, bem amplo, o mais espaçado possível,<br />com cadeiras.<br /><br />Sugerir que todos guardem o seu material, tudo o que estiver sobre as cadeiras<br />ou no colo, não esquecer de colocar os nomes nas suas pastas ou apostilas,<br />porque “ isso aqui vai virar uma grande confusão.<br /><br />Solicitar um voluntário e orientar que ele fique no centro do grupo,<br />em pé.<br /><br />Retirar do círculo a cadeira que ele (o voluntário) estava sentado.<br /><br />Proceder o início do exercício dizendo que “sempre ficará<br />alguém sobrando, uma vez que foi retirada uma cadeira”.<br /><br />“Quem ficar no centro, deverá dizer – sem demora, agilmente<br />– bem alto, o seguinte:<br /><br />“Eu trouxe um presente para pessoa que....” ou “Eu gosto de<br />(Nome da pessoa) porque está usando...”<br /><br />Exemplos de opções:<br /><br />...estiver de jeans.<br /><br />...usa óculos.<br /><br />...tem duas orelhas.<br /><br />...usa brincos.<br /><br />Usar de toda criatividade possível.<br /><br />Todas as pessoas que se enquadrarem no que for dito, devem trocar de lugar,<br />rapidamente, inclusive a que estiver no centro ; sempre sobrará alguém,<br />que deverá continuar a brincadeira.<br /><br />As pessoas que sobrem no centro, a partir de duas vezes, pagarão uma<br />prenda especial (imitar um animal, dançar uma música), ao final<br />ao critério do grupo.<o:p></o:p></p>Unknownnoreply@blogger.com0